sexta-feira, 10 de agosto de 2012

MEUS VIZINHOS SÃO UM TERROR (The Burbs) - 1989




The Burbs (conhecido por aqui como "Meus Vizinhos são um Terror") é uma comédia de horror que eu conheci há uns vinte anos atrás, quando aluguei o filme em VHS para ver em algum ponto indeterminado do começo da década de 90.

Nele, Tom Hanks interpreta Ray Peterson, o típico cara de classe média de subúrbio americano. Morando numa grande e bela casa numa rua interiorana daquelas em que você conhece todos os vizinhos e onde todo mundo sabe tudo sobre a sua vida, ele está tirando uma semana de folga do trabalho. 


Infelizmente, suas pequenas férias são interrompidas pelo mistério dos novos vizinhos da casa ao lado da sua, os sinistros Klopeks, que nunca são vistos à luz do dia e que possuem alguns hábitos bastante perturbadores - como cavar buracos no pátio no meio da madrugada. 

Estimulado por dois outros vizinhos - o gordo chato Art e o neurótico veterano do Vietnã Rumsfield, Ray acaba caindo de cabeça na obsessão de descobrir a verdade sobre os novos vizinhos.


Destaque para Corey Feldman (o "Bocão" dos Goonies), então com 18 anos, no papel do inoportuno Ricky, bem como para Carrie Fisher (a eterna Princesa Léia) interpretando a esposa de Ray.

The Burbs é dirigido por Joe Dante, diretor do popular Gremlins (1984), da continuação Gremlins 2 (1990) e dos clássicos de horror Piranha (1978) e The Howling (1981). Apesar disso, o filme é muito mais uma comédia do que um filme de terror, mas tem seus momentos de suspense suave. Confesso que, na infância, eu o achava razoavelmente assustador. Mas isso não quer dizer, porque naquela época eu achava basicamente qualquer coisa assustadora.


A boa notícia é que você não vai precisar dar uma de arqueólogo e ficar horas cavocando na internet para conseguir achar esse filme: ele está disponível no acervo do Netflix, com legendas e em alta definição. Fica a dica.


MADHOUSE (1974)



Para os fãs do eterno Vincent Price, aqui vai uma sugestão imperdível.

Conhecido aqui no Brasil pelo nome "A Casa do Terror", Madhouse traz Price no papel do ator Paul Toombes, que ganhou fama interpretando um vilão de filmes de horror chamado Doctor Death.

Tudo estava muito bem na vida de Toombes até o dia em que a sua jovem e bonita noiva é assassinada sob condições misteriosas - e com toda a suspeita recaindo sobre o próprio Toombes, que acaba perdendo a sanidade e indo parar num asilo psiquiátrico. Anos depois, tentando retomar sua vida, ele aceita voltar a interpretar o Doctor Death numa série de televisão, momento a partir do qual mais mortes começam a ocorrer.

 
O filme tem um roteiro previsível ao extremo e é um pouco bobo em alguns momentos, mas é divertidíssimo - principalmente pela rara oportunidade de ver Price contracenando com Peter Cushing, outro ícone do cinema de horror dos anos 50 e 60. Ver Price caracterizado como o sinistro Doctor Death também é impagável!


Atenção para o fato de que todos os trechos de filmes do Doctor Death mostrados durante Madhouse, na verdade, são cenas de filmes antigos dirigidos por Roger Corman nos quais Price trabalhou ao longo dos anos 60.


O único problema é que não é muito fácil encontrar o filme por aí em DVD, locadoras ou em serviços do tipo Netflix. Na falta de uma solução melhor, o jeito é baixar o filme na internet mesmo. Seguem abaixo os links, em quatro partes, para download do filme em RMVB com áudio em inglês e legendas em português.