sábado, 16 de outubro de 2010

GOD OF WAR - BETRAYAL



Depois de ter assistido o remake de Clash of the Titans e pouco depois o filme original de 1981, me bateu aquela vontade de voltar a jogar God of War II no Playstation 2. Já virei o primeiro God of War no console há anos atrás, bem como o God of War - Chains of Olympus no PSP, mas o segundo jogo da série permanece em aberto pra mim. E embalado na sanguinolência de God of War II, acabei descobrindo algo que eu não sabia (ou sabia e esqueci!): em 2007, a Sony lançou um episódio inédito da série exclusivamente para celulares: God of War - Betrayal.


Comecei a catar o jogo na internet, e não foi difícil de achá-lo. "Beleza", pensei. Meu celular é um smartphone Motorola Q11, e em tese não deveria ter qualquer problema para rodar o jogo. Rá, rá, ledo engano! Tentei fazer o jogo funcionar de tudo o que é jeito, baixei ele de diversas fontes diferentes, e sempre dava algum problema. 


Daí experimentei um emulador de Java para PC, só que o emulador só admite uma única resolução de tela, que infelizmente não é a desse game. Resultado: até roda, mas com metade da área da tela cortada. ARGHHHH!!!

Pra variar, quem salvou a barra pra mim foi o meu maravilhoso PSP, a mais indispensável das maquininhas nerds que existe. O PSP emula quase tudo o que é máquina de rodar jogo - se bobear, o troço emula até cafeteira e forno de microondas! E não é que agora descobri que ele emula Java? O emulador em questão é o PSPKVM, e o funcionamento não poderia ser mais barbadinha. Você copia o arquivo de instalação do joguinho na pasta do emulador, roda ele no PSP, instala o jogo já dentro do ambiente do emulador e sai jogando. Dá até para escolher o modelo de celular e a resolução de tela que se quer emular. Um barato!


Bom, depois dessa maratona toda, finalmente consegui colocar God of War - Betrayal à prova. E sim, o jogo é muito bom mesmo, não é à toa que foi muito aclamado. Lógico, é um joguinho de celular, e evidentemente não é nada nem perto de um game de PSP, por exemplo. Mas a Sony conseguiu adaptar bem a mecânica da série God of War para um jogo 2D de plataforma, e o resultado é divertido e com ritmo fiel aos jogos tradicionais da série. Os gráficos são um destaque à parte, muito caprichados e incrivelmente bons para o que se espera de um game despretensioso de celular.


O único porém é que o som do jogo, aparentemente, funciona mal nesse emulador do PSP, e optei por desativar os efeitos sonoros. Fiquei curioso para saber se eu estava perdendo grande coisa, mas percebi que todos os vídeos do jogo disponíveis no Youtube colocaram outras músicas por cima, sendo que nenhum preservou o som do próprio jogo. Isso me faz pensar que, nesse quesito, Betrayal não deve apresentar nada de muito impressionante (e eu realmente não esperava outra coisa de um game de celular).

No final das contas, God of War - Betrayal é indispensável tanto para os fãs da série quanto para os fãs de jogos 2D à moda antiga (eu, no caso, me enquadro nas duas hipóteses).

Ah, e quanto ao meu "smartphone" (burrofone seria mais apropriado), estou seriamente cogitando de atirá-lo contra a parede ...


Nenhum comentário: