sábado, 3 de julho de 2010

Review da atuação do Brasil na Copa 2010


É, e a nossa seleção tomou um pé na bunda em plenas quartas-de-final e vai pra casa mais cedo. Adeus, Hexa - mais uma vez. Mas vou ser sincero com vocês: não morri de decepção, nem estou afogado em mágoas.

Não é que eu não ligue pra Copa do Mundo, pelo contrário, desde 1994 (quando conquistamos o Tetra) venho acompanhando todas as copas com o maior interesse e sempre torcendo pelo caneco. A razão pela qual não dei muita bola (gostou do trocadilho ridículo?) dessa vez foi em virtude do singelo motivo de que eu simplesmente nunca tive muitas esperanças com esse time que o Dunga montou. Pra mim, desde os primeiros jogos, estava evidente o fato de que haviam seleções muito melhores disputando o título, e que - como time - a seleção de Dunga não era nada além de razoável.

Sei que vai ter gente querendo me bater, mas vou falar assim mesmo: se não tivéssemos tido sorte no sorteio de nossos adversários, teríamos sido eliminados ainda mais cedo! Não sei se você notou, mas o Brasil naufragou no primeiro confronto que teve com um time minimamente forte. Nosso time só tinha cacife pra lidar com Coréia do Norte, Costa do Marfim e Chile (não esqueça que o jogo contra Portugal já foi um fiasco, amenizado pelo fato de que não precisávamos mais de pontos para passar para as oitavas-de-final). A Holanda foi o primeiro desafio real que o Brasil tinha pela frente, e foi o suficiente para acabar com nossas pretensões. Já imaginaram esse time enfrentando Argentina, Alemanha ou Espanha? Na boa, pessoal: pelo menos fomos eliminados sem fiasco. E não podemos nem reclamar da arbitragem, que prejudicou vários times nesse mundial, como EUA e Inglaterra.

O máximo de esperança que eu tinha na nossa seleção é que ela conseguiria passar pela Holanda, depois pelo Uruguai e chegar na final, para então finalmente encarar um adversário REALMENTE forte, perder e voltar pra casa como vice
. Sério, essa era a maior das minhas expectativas. Se o Brasil tivesse conquistado o Hexa, ninguém teria ficado mais surpreso e perplexo do que eu.

Eu sei que "somos todos brasileiros", que "com brasileiro não há quem possa" e todo o bla-bla-blá ufanista, mas vamos ser honestos com nós mesmos: se o Brasil vencesse essa Copa, não seria nem sequer justo! Não há pessoa em sã consciência nesse mundo que possa dizer que nosso time era melhor do que as seleções da Alemanha, da Argentina e da Espanha. Nosso time simplesmente não era o melhor, e a regra no esporte - ainda bem - é que vence o melhor. Nós ficamos muito mal acostumados após a Copa de 1994, a qual vencemos com um time criticado e deficiente. Naquela vez, nossa sorte falou mais alto. Mas não podemos achar que venceremos todos os mundiais apenas por sermos brasileiros, independentemente da qualidade do time.

Também não me filio ao grupo que quer crucificar o Dunga. Nosso técnico fez o que pôde. Nunca achei ele grande coisa, mas se ele se estabeleceu como técnico durante os últimos anos foi precisamente por ter apresentado resultados satisfatórios. Ele não é nenhum Felipão, mas eu não troco o Parreira por ele. Grande coisa, o Dunga nunca foi. O pessoal mais novo não vai lembrar disso, mas na verdade a expressão "Era Dunga" foi cunhada na Copa de 1990, precisamente para designar aquele futebol brasileiro medíocre, retranqueiro e sem criatividade que nos fez entrar pelo cano no mundial daquele ano. É verdade que Dunga alcançou sua redenção em 1994, mas daí a achar que ele tinha potencial pra ser um técnico campeão do mundo agora ... sei lá, é viajar demais na maionese.

Portanto, meu balanço do desempenho da nossa seleção na Copa 2010 é relativamente positivo: não demos nenhum grande fiasco e não jogamos as partidas tão horrivelmente mal como na Copa de 2006. Claro: nossos jogadores podiam ter mostrado um pouquinho mais de competência passando pelos adversários "peso médio" Holanda e Uruguai, e deixar pra morrer perante um adversário realmente forte, como a Alemanha ou a Argentina. Mas é tarde pra chorar pelo leite derramado.

Só pra finalizar, caros leitores: não caiam na conversa fiada da Globo, que está "brigadinha" com o Dunga por causa daquele episódio do técnico xingando o repórter da emissora. A Globo agora quer convencer todo mundo que o time brasileiro fracassou por "falta de controle emocional", deixando subetendido que isso seria uma decorrência natural do fato de serem treinados pelo raivoso, desbocado, agressivo e violento Dunga. Que idiotice! Ora, o Brasil não entrou pelo cano por falta de budismo, nem por falta de treinamento Jedi! Querem saber por que a nossa seleção se deu mal?

- porque Robinho e Kaká eram os únicos criadores de jogadas ofensivas do time, e renderam menos do que se esperava deles;

- porque a seleção, cheia de bons talentos individuais, não funcionou como time;

- porque a nossa defesa já se mostrava constrangedoramente falhada desde a estreia na Copa, quando conseguiemos a proeza de levar um gol da Coréia do Norte, o time com menos potencial ofensivo que já se viu.

Nenhum comentário: