sábado, 17 de julho de 2010

CHANGEMAN!


Esses dias me deu a louca: comprei um DVD da antiga série japonesa CHANGEMAN! Agora há pouco assisti três episódios na sequência, e fiquei impressionado. É um verdadeiro choque de retorno. Creio que fazia uns 20 anos - talvez mais - que eu não via um episódio do seriado!

Caso você seja da Geração Playstation e não faça a menor ideia do que eu estou falando, esclareço: CHANGEMAN era um seriado japonês do estilo quinteto-de-roupas-coloridas-que-combate-alienígenas-usando-veículos-e-robôs-gigantes. O seriado teve 55 episódios e ficou no ar por apenas um ano no Japão, de 1985 a 1986. Aqui no Brasil, se bem me lembro, ele passava na finada TV Manchete e foi exibido mais para o final dos anos 80.

Na "trama", cinco soldados (três caras e duas garotas, como sempre!) fazem parte de uma força especial do exército japonês, chamada Esquadrão Defensores da Terra (nada a ver com aquele desenho dos anos 80). Os cinco soldados são brutalmente treinados pelo rígido Comandante Ibuki, que massacra tanto os caras que eles acabam desistindo do treinamento e dão no pé. "Coincidentemente", nesse mesmo momento, a Terra é invadida pelas forças do planeta Gozma (que é pra ser uma planeta, embora o seu nome original seja "Great Star Gozma". Vai entender uma porra dessas!), lideradas pelo sinistro Rei Estelar Bazoo. Todos os colegas dos nossos heróis são eliminados pelos guerreiros rasos dos invasores alienígenas, os Soldados Hidrer (?!), que parecem uns diabretes vestidos de colante azul.


Quando chega a hora dos cinco soldados serem esmagados pelos invasores, do nada surge uma força mística que subitamente veste todos eles com roupas colantes multicoloridas, o que dá a eles super poderes. Depois de detonarem momentaneamente os alienígenas, o Comandante Ibuki revela aos nossos heróis que o objetivo dos Defensores da Terra era justamente preparar uma elite armada capaz de encarar um eventual ataque dos alienígenas de Gozma, como convenientemente veio a acontecer, apesar da manifesta improbabilidade matemática de que esses conquistadores galácticos viessem a ter interesse particular na Terra em meio a bilhões de outros destinos possíveis pelo universo!


Iruki também revela aos heróis que eles foram escolhidos por aquela força mágica maluca que brota das entranhas da Terra para encarnarem os poderes mitológicos do Grifo, do Pégaso, do Dragão, da Sereia e da Fênix, que vem a ser a "identidade" colorida de cada um dos heróis. Ibuki afirma que isso já aconteceu outras vezes no passado, o que é um pensamento perturbador: você consegue imaginar, na antiguidade, quatro malucos vestidos de colante colorido? Se já é difícil de aceitar isso num mundo tolerante e plural como o nosso, imagina na Roma antiga! E na Europa medieval? Os cinco bonecos iriam parar na fogueira, podem ter certeza!


O seriado tem tudo aquilo que se tornou clássico nos exemplares do estilo: produção barata, efeitos especiais risíveis, profusão de monstros de borracha e fantasias ordinárias, tramas inacreditavelmente vagabundas, episódios de curta duração e andamento corrido, finais constrangedores, atuações matadas e rigorosamente a mesma fórmula em todos os episódios, apenas com pequenas mudanças ocasionais aqui e ali.
Um episódio típico transcorre assim: o líder alienígena manda seus subordinados trabalharem direito dessa vez; eles mandam um monstrengo para a Terra; os heróis vão atrás dele; aparecem uns vinte ou trinta soldados rasos; os heróis derrotam todos eles, com as mãos nas costas, em meio minuto; os heróis encaram o monstro da semana; percebem que ele é fortinho; tiram do bolso uma bazuca gigantesca; uma das moças diz "na mira", o líder vermelho diz "FOGO!"; o monstro vira pedaços; então de um raio teletransportador sai um bicho horroroso cujo único poder é ressuscitar, na forma de um gigante, o monstro que acabou de ser morto; os heróis vão correndo para o seu robô gigante; o robô gigante fica meia hora se montando enquanto que o alienígena gigante fica pacientemente esperando; começa a luta dos gigantes; o robô dos heróis leva algum pau até que o líder perde a paciência e o robô saca uma espada gigante e fatia o monstro; aparece um final constrangedor com todo mundo rindo e de bem com a vida. THE END!


Agora, quer saber o que é mais impressionante nisso tudo? É que Changeman foi apenas um dos seriados da franquia japonesa SUPER SENTAI ("sentai" significa algo como "esquadrão de combate"), que começou em 1975 (!) com uma série chamada GORANGER, que já tinha toda essa fórmula de cinco coloridos lutando contra alienígenas. De lá pra cá, a franquia Super Sentai "pariu" uma média de um novo quinteto colorido por ano!!! Foram Dynaman, Bioman, Changeman, Flashman, Maskman, Liveman, Turboranger, Fiveman, Jetman, Zyuranger e Dairanger, só para citar alguns. Essa loucurada - PASMEM - continua até hoje! Sim, a franquia Super Sentai está no ar, ininterruptamente, de 1975 até 2010, sendo que o mais novo produto da série se chama GOSEIGER. Impressionante, pra dizer o mínimo.

O pioneiro Goranger, de 1975, conseguia a façanha de ser ainda mais constrangedor do que Changeman!


Por ter sido criança no anos 80, posso assegurar a vocês que, embora Changeman na verdade não passe de mais um enlatado genérico no meio de uma fórmula boba que está no ar desde antes de eu nascer, aqui no Brasil essa foi a primeira série do estilo que "estourou". Por aqui, foi Changeman que popularizou o gênero (ao lado de Jaspion, que era similar mas não pertencia à franquia Super Sentai). O sucesso de Changeman aqui no Brasil no final dos anos 80 foi enorme, e choviam brinquedos baseados na série, inclusive máscaras dos personagens e arminhas. Foi um sucesso absolutamente desproporcional ao que, na verdade, não passava de um derivado de curta duração, que teve apenas 55 episódios e ficou no ar por apenas um ano no Japão, como é a regra das séries Super Sentai. Mas nada disso importava, porque ninguém sabia nada disso naquela época e quem era criança como eu ADORAVA o seriado, que era cheio de ação e pauleira!


E sabem o que é o pior? Os americanos aprenderam a lição com os japoneses, criando em 1993 a série POWER RANGERS. Inicialmente uma única série que "chupava" todos os clichês das séries Super Sentai, Power Rangers seguiu os passos de sua inspiração nipônica e virou uma franquia, que já está há dezessete anos no ar, tendo gerado QUINZE séries diferentes! Mas ainda falta muito para alcançar os pioneiros japoneses, já que a franquia Super Sentai está atualmente na sua 34ª série! Sim, trinta e cinco anos no ar e trinta e quatro séries diferentes. Tá bom ou quer mais?

Os Power Rangers na formação original, de 1993. Quinteto colorido em versão americana.


Vai gostar assim de japonês com roupa colante colorida lá na China, viu?

Nenhum comentário: