quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

SONIC RUSH ADVENTURE (Nintendo DS)


De uns anos pra cá, o velho Sonic da Sega anda se saindo melhor em videogames portáteis do que nos consoles "grandes". Enquanto que na geração Playstation-2 o ouriço azul não protagonizou nenhum game realmente digno de nota, no Game Boy Advance a Sega emplacou a excelente trilogia Sonic Advance. Em 2005, esta série deu um "salto" para o DS com o bom Sonic Rush, seguido em 2007 por este Sonic Rush Adventure.

Em Sonic Rush Adventure, o porco-espinho e seu amigo Tails são tragados por uma espécie de vórtice dimensional e vão parar numa pequena ilha tropical, habitada por uma garota-esquilo chamada Marine. O objetivo do game é fazer com que os heróis possam voltar pra casa, sendo que para isso precisam enfrentar um vilão chamado Capitão Whisker, uma espécie de pirata robô. 


Sonic começa na pequena ilha de Marine, mas logo de cara já conta com um jet-ski para acessar as outras ilhas do arquipélago. O legal de Sonic Rush Adventure é que as fases de jet-ski são em 3D, lembrando um game de Nintendo 64, enquanto que as fases nas ilhas são de ação lateral 2D, no estilo clássico da série Sonic. As lutas com "chefões" de fase, por sua vez, misturam jogabilidade e gráficos 2D com 3D. Essa mistura de técnicas e estilos dá uma variedade excelente ao jogo. Outra coisa legal é que as fases possuem ótimo design, permitindo que Sonic as atravesse de forma alucinantemente rápida, e ainda por cima utilizam as duas telas do DS (Sonic por vezes sai de uma e sobe/desce para a outra). Bem legal.


Os aspectos negativos ficam por conta das conversações com os personagens secundários, que tornam o game desnecessariamente infantil. O esquema de precisar usar o mapa para acessar as ilhas e todo o esquema "adventure" do jogo não chegam a ser ruins, mas o jogo seria muito melhor se fosse totalmente linear, apenas alternando fases de jet-ski com fases de ação lateral.

Outro ponto negativo é que, apesar do excelente design de fases, elas acabam não permitindo muita exploração ou combate com inimigos, sendo tão rápidas que praticamente só servem para correr desenfreadamente, ao contrário do que se via na clássica trilogia original do Mega Drive, onde as fases alternavam rapidez com desafios diversos.


Apesar destes detalhes, dificilmente quem curte os games clássicos do Sonic não irá aprovar Sonic Rush Adventure, que faz jus ao legado do ícone da Sega - o que é mais do que se pode dizer da imensa maioria de games estrelados pelo personagem nos últimos seis ou sete anos.

Nenhum comentário: