segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

RILO KILEY

(Postado originalmente no endereço antigo da Cripta em 15/05/2008)


Nas últimas semanas ando vidrado numa nova banda que descobri. É meio underground, acho que quase ninguém conhece essa banda por aqui: RILO KILEY.

É um rock "light", com vocais bem melodiosos, mais ou menos como seria o R.E.M na voz de uma mulher. O pior é que, embora aqui a banda seja virtualmente desconhecida, nos EUA eles desfrutam de um enorme reconhecimento já há alguns anos, sendo que o álbum More Adventurous de 2004 entrou na lista dos mais vendidos da Billboard e várias músicas da banda já deram as caras em séries de TV americanas.

Bizarro foi o jeito que eu vim a descobrir o trabalho da banda. Eu estava pesquisando sobre um filme do comecinho dos anos 90 chamado The Wizard, que basicamente era uma propaganda de luxo da Nintendo pro lançamento do Super Mario Bros 3 naquela época. Fui ver aonde andava a atriz JENNY LEWIS hoje em dia (ela é a garotinha brabinha que faz amizade com os protagonistas em The Wizard) e qual não foi minha surpresa em descobrir que ela tinha virado vocalista de uma banda de rock! Fui baixar algum material pra escutar e - surpresa das surpresas - acabei por dar de cara com uma das bandas de pop rock mais interessantes da atualidade.

Jenny canta que é uma maravilha, e em três segundos o ouvinte já começa a viajar nas melodias que ela interpreta. As composições são simplesmente uma melhor do que a outra, as letras são honestas e inteligentes e até os videoclipes são legais.
 

Recomendo os álbums Under the Blacklight (o mais recente da banda), More Adventurous (de 2004) e Take Offs & Landings de 2001. Minhas faixas prediletas destes álbuns são Silver Lining, Close Call, Breakin Up, It's a Hit e Always, só pra citar as melhores das melhores. E sugiro também dar uma conferida nos videos de Silver Lining, It's a Hit e The Moneymaker no Youtube (links abaixo).


http://www.youtube.com/watch?v=h6-W3fCUok8

http://www.youtube.com/watch?v=mU6evKmwLhA&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=S6-VwK1_NIc&feature=related

Nenhum comentário: